Você está visualizando atualmente Melhorias Implementadas pelo UniCB com Base nas Avaliações da CPA

Melhorias Implementadas pelo UniCB com Base nas Avaliações da CPA

Nossa instituição de ensino tem o compromisso de proporcionar um ambiente acadêmico inclusivo, acolhedor e propício ao aprendizado. Reconhecendo a importância de ouvir e atender às demandas dos alunos, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) tem desempenhado um papel fundamental na identificação de áreas de melhoria dentro da instituição. Neste artigo, destacaremos alguns pontos em que os alunos apresentaram suas preocupações à CPA e como essas questões foram abordadas e solucionadas, resultando na criação de espaços e melhorias significativas.

Coordenação Integrada: Um dos pontos mencionados pelos alunos foi a necessidade de uma coordenação integrada, que centralizasse informações, esclarecesse dúvidas e promovesse a integração entre os diferentes cursos. Atendendo a essa demanda, a instituição criou um espaço dedicado à coordenação integrada, onde os alunos podem obter suporte acadêmico, orientação sobre grade curricular, estágios e outras questões relacionadas ao curso. Essa iniciativa tem contribuído para uma maior comunicação e sinergia entre os estudantes e a coordenação.

Melhoria na Infraestrutura de Laboratórios de Informática: A qualidade da internet e a disponibilidade de recursos tecnológicos são essenciais para o desenvolvimento acadêmico dos alunos. Atendendo ao pedido dos estudantes, a instituição realizou a troca do laboratório de informática para um local onde a internet é mais estável e eficiente. Essa mudança tem proporcionado uma experiência de uso mais satisfatória, permitindo que os alunos realizem suas atividades acadêmicas de forma mais fluida e produtiva.

Copiadora para Apoio aos Estudantes: A falta de recursos de cópia e impressão também foi um ponto de preocupação levantado pelos alunos. Em resposta, a instituição instalou uma copiadora destinada ao apoio dos estudantes, facilitando a reprodução de materiais de estudo, trabalhos acadêmicos e documentos importantes. Essa iniciativa tem contribuído para a praticidade e acessibilidade dos recursos necessários à vida
acadêmica dos alunos.

Acessibilidade na Sala dos Professores: Promovendo a inclusão e a igualdade de oportunidades, a sala dos professores passou por melhorias. Criamos um espaço de trabalho com acessibilidade, equipado com um computador para apoio, proporcionando as ferramentas adequadas para que todos os professores possam desempenhar suas atividades de forma acessível e produtiva. Essa iniciativa reforça nosso compromisso com a valorização da diversidade em nossa instituição, assegurando que todos os membros da comunidade acadêmica tenham as mesmas oportunidades de desenvolvimento e sucesso.

Espaços para Apoio e Integração dos Estudantes: Outro ponto levantado pelos alunos foi a necessidade de espaços destinados ao lazer, onde pudessem interagir e colaborar de forma mais efetiva. Para atender a essa demanda, a instituição implementou áreas com mesas e cadeiras, proporcionando um ambiente adequado para estudo individual e em grupo.

Salas de Atendimento Individualizados: Por fim, os alunos solicitaram a criação de salas de atendimento individualizados, onde pudessem buscar suporte personalizado em relação a dúvidas acadêmicas e outras questões específicas. A instituição criou espaços adequados para atendimento individual, proporcionando um ambiente de confiança e privacidade, onde os alunos podem obter suporte personalizado de professores e orientadores, contribuindo para seu desenvolvimento acadêmico e profissional.

Além das melhorias na infraestrutura de internet, o UniCB também buscou aprimorar a experiência digital dos alunos e colaboradores por meio do seu site institucional. Com base no feedback recebido, foram implementadas melhorias significativas para tornar a navegação mais intuitiva, ágil e acessível. O novo design do site oferece uma interface moderna e amigável, facilitando o acesso às informações relevantes sobre cursos, eventos, serviços e recursos disponíveis na instituição. Essa atualização reflete o compromisso do UniCB em acompanhar as demandas tecnológicas e proporcionar uma experiência online mais eficiente e satisfatória para toda a comunidade acadêmica.

Sendo assim, através do diálogo aberto com a CPA e a escuta ativa dos alunos, nossa instituição tem realizado melhorias importantes, visando proporcionar um ambiente acadêmico cada vez mais inclusivo, acolhedor e propício ao desenvolvimento dos estudantes. A criação da coordenação integrada, espaços de apoio e integração, melhoria na infraestrutura tecnológica, acessibilidade, copiadora e salas de atendimento individualizados, a melhoria no site institucional são exemplos concretos de como as preocupações dos alunos foram atendidas e transformadas em ações que beneficiam toda a comunidade acadêmica. Continuaremos comprometidos em ouvir e atender às necessidades dos alunos, garantindo uma experiência educacional enriquecedora em nossa instituição.