NEAD

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (NEAD)

O Ensino a Distância – EAD é uma modalidade de ensino que apresenta grande potencial de crescimento e expansão no cenário da educação. Utilizando a tecnologia como meio de comunicação, o EAD tem viabilizado a expansão da oferta da educação superior, superando a distância geográfica e disponibilidade regular de tempo para frequentar cursos presenciais. 

Da mesma forma, o EAD vem ganhando espaço nos cursos presenciais. A Portaria MEC Nº 2.117, de 06 de dezembro de 2019 dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância – EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior – IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. De acordo com o artigo 2º desta resolução, “as IES poderão introduzir a oferta de carga horária na modalidade de EaD na organização pedagógica e curricular de seus cursos de graduação presenciais, até o limite de 40% da carga horária total do curso.

Assim, os cursos presenciais do UniCB – Centro Universitário Castelo Branco ofertam parte de sua carga horária na modalidade EAD, conforme descrito em suas respectivas matrizes curriculares. As atividades na modalidade de EAD são coordenadas através do Núcleo de Educação à Distância – NEAD, ligado à Diretoria Acadêmica. No âmbito da IES, o EAD é pautado nos requisitos legais que a regem, e delineado para atender as demandas sociais e tecnológicas e, assim, estar em consonância com a missão institucional. Salienta-se, nesse processo, que educar em uma sociedade da informação exige ir além da técnica e da tecnologia, sendo necessário investir na formação dos indivíduos para que possam construir competências e habilidades relacionadas a uma atuação efetiva na produção de bens e serviços; à tomada de decisões fundamentadas no conhecimento científico; ao uso, com fluência, dos novos meios e ferramentas de trabalho; à aplicação ética e criativa das novas mídias em função do desenvolvimento humano.

Portaria nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019

https://drive.google.com/file/d/1tT78UAhKR4etf4tfpsUJcEhZqIJaByjn/view?usp=share_link

Alunos:

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – Plataforma Moodle

https://ava.digitalcsc.com.br/

Sistema Acadêmico – Virtual Class

https://appcastelobranco.virtualclass.com.br/Index20.jsp