Iniciação Científica - IC

A Iniciação Científica é uma oportunidade para despertar no aluno o interesse pela ciência, nas mais diversas áreas do conhecimento. A iniciativa, vinculada à Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, oferece aos nossos estudantes de graduação a possibilidade do ingresso no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), oferecido anualmente pela UniCB e vinculados a agências tradicionais de fomento à pesquisa.
O programa estimula a vocação científica, permitindo a troca entre professores e alunos, que passam a ter todo o incentivo da instituição e de seus orientadores na produção de projetos de pesquisa relacionados a diferentes linhas temáticas – sempre direcionadas ao interesse do estudante –, participação em eventos e debates que fortalecem as reflexões acerca do tema estudado, possivelmente atrelado à área de trabalho do aluno.

Os estudantes desenvolvem todas as etapas de uma pesquisa – desde o projeto até a apresentação dos resultados – com o suporte de um docente orientador da instituição, que também recebe uma bolsa-auxílio como incentivo para o desenvolvimento dos projetos e apresentação dos resultados, na maioria dos casos, vinculados às linhas de pesquisas dos docentes.

Ao se aproximar do universo da ciência, o aluno passa a ter mais autonomia no ambiente acadêmico, pensamento crítico e perspectiva na vida profissional, seja dentro ou fora de uma universidade. O pesquisador passa a ter experiência com a escrita científica, processos metodológicos, sistematização de ideias e passa a conhecer referenciais teóricos alinhados ao seu tema de estudo.

Aprender a conectar diferentes teorias, sintetizar, observar e apresentar relatórios são etapas diretamente ligadas ao crescimento pessoal e profissional dos alunos que participam do programa de Iniciação Científica. Além de contribuir na formação superior, a pesquisa acadêmica é mais uma porta para compartilhar conhecimentos, formar profissionais diferenciados e consolidar a cultura de pesquisa instituída pela UniCB.

Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão – Prof. Dr. Giovani Marenot Vedoato

Clique no link  e veja a relação dos candidatos aprovados em 2024/1:  https://drive.google.com/file/d/1JEY7rLh0ysErbffSmceuNB3mWH0ubabS/view?usp=sharing