Missão Visão e Valores

Na missão, a UniCB anuncia seu compromisso institucional com o município de Colatina, com sua área de influência e com o Estado do Espírito Santo quanto à formação oferecida através de seus cursos, bem como, quanto à cidadania que pretende consolidar em benefício da sociedade e da região.

Promover a formação de pessoas para o exercício profissional, sendo agentes transformadores da sociedade.

Detalhando a missão:
• Promover…: colocar em evidência, impulsionar, motivar a alguém a se transformar;
• a formação…: ação de formar, de criar dando formação- em processo, educando;
• de pessoas…: ser humano abrangente, não se limitando aos alunos tradicionais, alcançado outras pessoas de diferentes necessidades;
• para o exercício profissional…:atividade praticada para desenvolver ou aprimorar a aprendizagem de forma ética esse o objetivo principal de ensinar;

VISÃO DE FUTURO
A UniCB como instituição de educação superior em constante desenvolvimento, constituída por princípios de qualidade, sendo formadora de profissionais que atendem prontamente aos anseios da sociedade e do mercado de trabalho, subsidiando-os com referências teóricos e abordagens práticas, tem como visão de futuro:
• Ser uma instituição de referência na educação superior da macrorregião noroeste do Estado do Espírito Santo no que diz respeito à qualidade de ensino e ao compromisso social, integrada com a sociedade e a natureza.

PRINCÍPIOS INSTITUCIONAIS
• Pessoa humana: promoção da formação humanística e humanizante, orientada por uma perspectiva ótica e com responsabilidade social e transformadora.
• Compromisso Social: associação entre qualificação acadêmica, qualificação técnica e o envolvimento ativo com os problemas e demandas da sociedade;
• Ação Propositiva: ação ativa, propositiva, que não se restrinja ao âmbito das ações reativas e provocativas, mas oferecerá alternativas de intervenções e de soluções, especialmente para os problemas no âmbito regional;
• Integração e Articulação: estabelecimento de políticas que integrem diferentes saberes e que articulem diferentes áreas, setores sociais, grupos ou instituições;

VALORES INSTITUCIONAIS
Os valores institucionais da UniCB são:
• Ética: conduta necessária a quem se propõe a dirigir uma Instituição de educação e que implica respeito aos direitos dos outros, na lisura no trato dos recursos/bens, na transparência dos atos administrativos e acadêmicos;
• Pluralidade: aceitação de pontos de vista e de modos diferentes de abordar o real, a convivência entre contrários, a polêmica e o diálogo como exercício da crítica;
• Solidariedade: concepção de educação com especial responsabilidade na construção da pessoa humana mais solidária e um mundo mais humano;
• Comprometimento: compromissos com a comunidade em que está inserida, por meio de ações educacionais, desenvolvendo com seus estudantes o desempenho crítico e eficaz da cidadania.

OBJETIVO GERAL
Contribuir para a formação do cidadão pleno, com condições de participar, de forma criativa e solidária, da resolução dos problemas de sua comunidade, implementando soluções que promovam qualidade de vida e desenvolvimento sustentável.
Cumprindo sua missão concretamente, os egressos da FCB, conscientes dos problemas do homem, da sociedade e da cultura, estarão aptos a entendê-los e a sentir-se comprometidos com a solução dos mesmos.
O desafio dos administradores, colaboradores e professores da FCB à proporcionar ao aluno vivenciar um processo educacional que promova o seu desenvolvimento social e profissional, tornando-o cada vez mais versátil e capaz de se adaptar e responder às rápidas mudanças que caracterizam nosso momento histórico.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
A UniCB, como instituição educacional nacional, tem por objetivos:
• Sistematizar e difundir o estudo, a iniciação científica, o ensino e a difusão das ciências, por meio do debate crítico, do pensamento reflexivo, do impacto das ideias, do confronto com a realidade social e suas relações.
• Organizar e oferecer a formação de profissionais nas diferentes áreas de conhecimento, habilitando para inserção nos setores profissionais e para a promoção e participação no desenvolvimento da sociedade brasileira;
• Criar mecanismo e instrumentos para o trabalho de iniciação científica e de investigação visando o desenvolvimento das ciências e a criação e difusão da cultura, o exercício do protagonismo, desse modo, desenvolver o entendimento do homem sobre o homem e do meio sobre o meio, realizando intervenções necessárias.
• Desafiar o estudante para o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural, profissional e tecnológico viabilizando a concretização e a integração dos conhecimentos e competências adquiridas.
• Inserir o estudante na problematização do conhecimento da realidade do mundo local, regional, nacional e internacional, prestando serviços especializados de cuidados e assistência à comunidade, estabelecendo com ela uma relação de reciprocidade e alteridade;
• Adotar normas e regimentos baseados em princípios democráticos, não permitindo, no âmbito de suas atividades, campanhas ou atos isolados em desacordo com tais princípios, ainda que se revistam de caráter meramente filosófico;
• Disponibilizar e divulgar conhecimentos culturais, científicos e técnicos por meio do debate, do ensino, de publicações e de outras formas de comunicação.