PROPPEX

Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

A política de pesquisa e extensão do Centro Universitário Castelo Branco tem o compromisso de aproximar teoria e prática. Com o olhar voltado ao desenvolvimento local e nacional, a Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão viabiliza a formação de profissionais e docentes críticos, humanizados, com visão holística e foco na produção científica e tecnológica voltada às demandas do mercado de trabalho nas áreas sociais, econômicas e culturais.

Para além das atividades acadêmicas, a nossa proposta é colocar as comunidades interna e externa em contato com instituições de diferentes segmentos, pois entendemos que educar é envolver a sociedade em ações conjuntas, dentro e fora do ambiente acadêmico. Educar é transformar, é preparar os estudantes para atuarem como profissionais éticos, responsáveis e com foco na qualidade de vida das pessoas. Isso só é possível quando a academia se propõe a sair da sala de aula e valorizar parcerias com a comunidade, permitindo que todas as áreas do conhecimento interfiram direta ou indiretamente em ações culturais e científicas sustentáveis.

Para permitir essa troca social, nossa política prevê o fomento de atividades comunitárias e projetos de extensão fora dos muros da instituição. Essas ações são amparadas por quatro pilares que sustentam o nosso sistema de trabalho: Núcleo de Extensão, Núcleo de Organização Psicopedagógico, Núcleo de Pós-graduação e Pesquisa e o Núcleo de Apoio ao Egresso, todos eles atuam em parceria com as Pró-reitorias de Graduação e de Administração e Planejamento.

Nossa decisão é contribuir com o desenvolvimento acadêmico-profissional com propostas que promovem o desenvolvimento social local e regional e o bem estar de cada membro da comunidade acadêmica. De um lado, norteamos a elaboração de propostas de extensão e pesquisa, de outro, consolidamos o papel da Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão no fortalecimento da produção, na socialização do conhecimento e na democratização transformadora do saber acadêmico, cultural e artístico.

Giovani Marenot Vedoato

Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

Maria Elisa Trevisani Pinotti

Coordenação Núcleo Extensão (NEX)