Projeto Escuta Bem
ANO: 2024 (Início)
PÚBLICO-ALVO: egressos, ex-funcionários e comunidade externa.
OUVIDOR RESPONSÁVEL: Giovani Marenot Vedoato
RESPONSÁVEIS ENVOLVIDOS: Giovani Marenot Vedoato e Celso Luiz Sarmento e coordenação da Extensão.
PERÍODO DE VIGÊNCIA DO PROJETO: outubro/2024 a Ideterminado.
- APRESENTAÇÃO
A sociedade atual enfrenta desafios que vão desde crises econômicas e políticas até problemas de saúde mental e isolamento social. Esse contexto social contemporâneo tem sido marcado por inúmeras demandas emocionais e psicológicas. Nesse cenário, a escuta ativa e empática se torna uma ferramenta essencial para promover o bem-estar e a integração social dos sujeitos que sofrem com as consequências dessa realidade.
A escuta ao outro promove a inclusão e a coesão social, oferecendo um espaço seguro para que as pessoas possam expressar suas preocupações, medos e expectativas. A prática da escuta ativa pode ajudar a identificar e resolver conflitos, fortalecer relações interpessoais e criar um ambiente de apoio mútuo.
A escuta empática é uma das bases do apoio psicológico, pois ao ser ouvido e compreendido, o sujeito pode reduzir níveis de estresse, ansiedade e depressão. Diante disso, ao apresentar-se como uma instituição preocupada com a pessoa humana e, reconhecendo-se como capaz de minimizar consequências dessa situação, o Centro Universitário Castelo Branco – UniCB, oferecerá o “Projeto ESCUTA BEM”. Tal projeto oferecerá um espaço de escuta ao outro de modo a contribuir para a melhoria da saúde mental dos participantes, promovendo-lhes uma vida mais saudável.
Para tanto, o presente projeto buscará desenvolver habilidades essenciais como empatia, paciência, comunicação eficaz e resolução de conflitos. Competências essas valiosas tanto no âmbito pessoal quanto profissional, oportunizando aos envolvidos lidarem melhor com as diversas situações da vida cotidiana.
Por meio do “Projeto ESCUTA BEM”, o UniCB conservará seu compromisso de instituição socialmente responsável e compromissada com a tríade ensino-pesquisa-extensão, pois considera que um projeto de escuta ao outro pode ter um impacto significativo na comunidade, promovendo a cultura do diálogo e do respeito mútuo.
Assim, ao dinamizar esse projeto de extensão de escuta ao outro, não só se promoverá o bem-estar individual e coletivo, mas também fortalecerá a comunidade e desenvolverá habilidades essenciais para a vida em sociedade. A escuta ativa é um ato de amor e respeito ao próximo, podendo transformar vidas e comunidades inteiras.
- OBJETIVOS:
– Oferecer suporte aos egressos, ex-funcionários e comunidade externa, visando o desenvolvimento emocional e social.
– Identificar e intervir em dificuldades interpessoais.
– Promover o bem-estar emocional e mental do público-alvo.
– Colaborar com a integração social e a resolução de conflitos.
- METODOLOGIA
O projeto “ESCUTA BEM” prevê uma abordagem personalizada, com agendamentos prévios, considerando as especificidades de cada sujeito atendido e a intervenção voltada à prevenção de problemas emocionais, profissionais, conflitos sociais e familiares, entre outros, a fim de evitar que se tornem mais graves.
O Projeto prevê também, a dinamização de atendimentos individuais ou em grupos, conforme a demanda apresentada. Casos que apresentarem maiores necessidades, serão encaminhados a profissionais e/ou serviços específicos de outras áreas.
Também será realizado um acompanhamento contínuo, a fim de monitorar regularmente os casos, podendo assim, ajustar as estratégias conforme necessário. Para tanto, torna-se necessário os seguintes procedimentos:
- a) Avaliação Diagnóstica: identificação de dificuldades, problemas emocionais ou comportamentais e outras barreiras que possam impactar o desempenho emocional, social, profissional entre outros.
- b) Intervenção Psicopedagógica: elaboração de planos de intervenção personalizados, podendo incluir atendimentos individuais, atividades em grupo, orientações específicas, dentre outros.
- c) Apoio Emocional: suporte emocional para ajudar a lidar com questões como ansiedade, estresse e autoestima. Esse apoio é essencial para o bem-estar e o sucesso da resolução do problema.
- d) Mediação de Conflitos: mediação e apresentação de solução pacífica e construtiva em casos de conflitos entre alunos, professores ou até mesmo entre alunos e professores e etc.
- ATIVIDADES E AÇÕES CABÍVEIS AO PROJETO:
– Entrevista Diagnóstica: Entrevistas em forma de conversa para identificar as necessidades específicas de cada indivíduo.
– Atendimento Individual: Sessões de apoio, com escuta atenta às dificuldades e planos de intervenção e acompanhamento ao participante do projeto.
– Grupos de Apoio: Formação de grupos, quando necessário e cabível, para trabalhar temas específicos como ansiedade, bullying, habilidades sociais e orientação vocacional.
– Parcerias: Colaboração com outras instituições e profissionais para oferecer suporte especializado quando extrapolar os objetivos e capacidade do projeto.
- MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO
Para controle e avaliação dos casos atendidos, far-se-á necessário o acompanhamento e o registro das informações coletadas por meio de fichas (em anexo) para o contato e monitoramento das situações, tornando-se fundamental o feedback dos envolvidos.
Para além do monitoramento dos casos, os responsáveis pelo projeto monitorarão o processo vivenciado por meio de indicadores de sucesso tais como: frequência dos atendimentos, progresso do público atendido, registro de relatórios semestrais para análise dos resultados, ajustes nas intervenções entre outros.
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Os responsáveis pelo projeto são: