Você está visualizando atualmente UniCB participa do 1° SIEES e Programas de Desenvolvimento,  impulsionando a excelência acadêmica!

UniCB participa do 1° SIEES e Programas de Desenvolvimento, impulsionando a excelência acadêmica!

O Centro Universitário Castelo Branco marcou presença em grande estilo no 1° SIEES – Simpósio Internacional de Educação do Ensino Superior, que aconteceu em Brasília/DF, organizado pelo ICESP Centro Universitário. Durante o evento, nossa equipe teve o privilégio de participar de palestras e mesas-redondas que discutiram os desafios e as oportunidades da educação no ensino superior.

E não foi só isso! Aproveitamos a ocasião para fortalecer nossos Programas de Desenvolvimento de Coordenadores e Docentes, mostrando nosso compromisso com a excelência acadêmica e o aprimoramento do ensino. Nossos destaques? Vamos lá! No dia de abertura, tivemos uma palestra internacional incrível sobre “Os desafios do ensino superior no período pós-pandemia em Portugal: estratégias e resultados”. Foi uma visão global para ampliar nossos horizontes.

Ao longo do evento, participamos de uma variedade de palestras e mesas-redondas que abordaram assuntos essenciais. Discutimos o papel do Núcleo de Orientação Psicopedagógica no ensino superior, exploramos as tecnologias educacionais e as novas perspectivas do ensino superior. Também mergulhamos no mundo do Núcleo de Inovação Acadêmica, compreendendo sua importância para facilitar a aprendizagem. Ah, e não podemos esquecer da criação de uma identidade institucional de sucesso e dos desafios e oportunidades da gestão acadêmica no período pós-pandemia. Ah, sim, também exploramos as ferramentas digitais do Google for Education. Ufa!

Durante o evento, tivemos a oportunidade de participar da empolgante Mesa Redonda 1, que abordou o cronograma de ações e responsabilidades do Núcleo de Avaliação, Qualidade e Estratégia. No entanto, a riqueza de conhecimentos não parou por aí! Também nos envolvemos na experiência do projeto aluno tutor, exploramos estratégias sobre como aprender a aprender e analisamos a sala de aula invertida como solução para desafios específicos. Além disso, refletimos sobre o papel formativo da extensão no ensino superior e fomos apresentados aos desafios enfrentados no ensino superior no Espírito Santo, bem como às expectativas, percepções e resultados do ensino superior no curso de Direito, especialmente em um contexto pós-pandemia.

No dia seguinte, mergulhamos em tópicos como o papel do Núcleo Docente Estruturante no ensino superior, a importância do Núcleo de Educação à Distância no contexto pós-pandemia e a pesquisa e inovação no ensino superior. Ah, e como esquecer o papel fundamental da Comissão Própria de Avaliação na superação das dificuldades educacionais?

E para fechar com chave de ouro, tivemos as emocionantes apresentações orais dos participantes no último dia do evento. Foi um encerramento enriquecedor! Ah, mas não podemos esquecer do fortalecimento dos nossos Programas de Desenvolvimento! Acreditamos que uma formação acadêmica de qualidade é fundamental, então aproveitamos o 1° SIEES para fortalecer nossos Programas de Desenvolvimento de Coordenadores e Docentes. Queremos capacitar nossos profissionais, fornecendo ferramentas e estratégias para aprimorar suas práticas pedagógicas e promover a inovação no ensino.

O Programa de Desenvolvimento de Coordenadores visa fortalecer habilidades de gestão e liderança, preparando nossos coordenadores para enfrentar os desafios contemporâneos do ensino superior e se destacarem no meio acadêmico. Já o Programa de Desenvolvimento de Docentes busca capacitar nossos professores, atualizando-os pedagogicamente, promovendo o uso de metodologias ativas de ensino, incentivando a pesquisa e estimulando a troca de experiências entre eles.

Nossa participação no 1° SIEES, aliada ao fortalecimento de nossos Programas de Desenvolvimento, reforça nosso compromisso com a excelência acadêmica e a melhoria contínua do ensino. Estamos empenhados em formar profissionais qualificados e impulsionar a qualidade educacional no ensino superior.

Agora é seguir em frente, aplicar o conhecimento adquirido e continuar construindo um futuro brilhante para a educação!