Você está visualizando atualmente UniDicas: Aprenda 5 estratégias simples para controlar o estresse na semana de provas!

semana de avaliações pode ser uma época estressante e desafiadora para muitos alunos, seja por conta da pressão de se sair bem, ou pelo fato de ter que revisar uma certa quantidade de informações em um curto período de tempo.

No entanto, existem algumas estratégias de gerenciamento de estresse que podem te ajudar a aliviar a pressão e a ansiedade durante este período. Afinal, cuidar da sua saúde mental é fundamental para garantir um bom desempenho acadêmico e aproveitar ao máximo sua jornada acadêmica.

Confira 5 estratégias eficazes que separamos para você lidar com o estresse, e arrasar nas provas!

É importante criar um plano de estudos detalhado para que você saiba exatamente o que precisa ser estudado e em quais momentos. Defina metas realistas e divididas em pequenos objetivos para que você possa manter o foco e não se sobrecarregar. Isso pode ajudá-lo a se sentir mais organizado e no controle da situação, o que reduzirá seu estresse.

É importante lembrar de fazer pausas regulares enquanto estuda para não ficar sobrecarregado e esgotado. Faça pequenas pausas de 5 a 10 minutos a cada hora e aproveite esse tempo para alongar, tomar um pouco de ar fresco ou fazer algo relaxante que você goste.

respiração profunda pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade. Reserve alguns minutos todos os dias para praticar técnicas de respiração profunda, como respiração diafragmática. Inspire profundamente pelo nariz e expire lentamente pela boca. Repita por alguns minutos até se sentir mais relaxado.

Um outro exercício interessante de respiração é a técnica simples da Harvard Medical School, que consiste basicamente em respirar utilizando palavras:

• Sente-se de forma confortável e feche os olhos;
  • Ao inspirar, pense na frase “inspirando paz e calma”;
  • Ao expirar, pense em “expirar tensão e ansiedade”;
  • Ao pensar essas frases, imagine o estresse deixando seu corpo e a paz tomando seu lugar;
  • Continue por até 10 minutos, aumentando gradualmente o tempo até atingir 20 minutos.

Dormir bem é fundamental para a saúde mental e física. Tente dormir pelo menos 7 a 8 horas por noite durante a semana de provas. Isso ajudará você a se sentir mais descansado e alerta durante o dia.

Não tenha medo de pedir ajuda se precisar. Falar com um amigo, um colega de turma, professor ou um psicólogo pode ser útil para aliviar o estresse e a ansiedade. Além disso, compartilhar suas preocupações pode ajudá-lo a se sentir mais apoiado e menos sobrecarregado.

Bônus:

• Inclua atividades físicas na sua rotina, a exemplo dos exercícios aeróbicos, como caminhadas, corridas, natação e ciclismo. Eles são ótimas opções para aliviar o estresse e a ansiedade, pois ajudam a liberar endorfinas, substâncias químicas que promovem a sensação de bem-estar. Além disso, a prática regular de exercícios também pode melhorar a qualidade do seu sono e a concentração.

Lembre-se, cuidar da sua saúde mental e física, é tão importante quanto se preparar para as verificações de aprendizagem. Então, respire fundo, organize-se e confie em si mesmo! Mantenha-se focado, e acredite que todo o seu esforço e dedicação serão recompensados.

Desejo a todos os meus Unis uma ótima semana de provas!