Você está visualizando atualmente Professor colatinense, egresso do curso de Geografia UniCB, destaca-se em pesquisa que discute o papel do catador de resíduos sólidos na educação ambiental

O Centro Universitário Castelo Branco tem orgulho em ver todo o empenho e dedicação de um professor egresso da instituição, José Augusto Pires da Luz. Formado em Geografia pelo UniCB, também egresso do Mestrado em Gestão Integrada do Território pela GIT/UNIVALE.

José Augusto apresentou sua pesquisa inovadora, que amplia a visão sobre o gerenciamento de resíduos sólidos, durante o Mestrado em Gestão Integrada do Território. Com enfoque na Educação Ambiental, coleta seletiva, reciclagem e na promoção social do catador, o estudo destaca a Associação de Catadores de Colatina (Asccor) como um potente espaço educador.

Além da pesquisa, José Augusto planeja projetos futuros, incluindo o desenvolvimento de material pedagógico em parceria com a prefeitura de Colatina, buscando novas abordagens para a reciclagem e destacando a importância do consumo responsável e da inclusão social na gestão de resíduos.

A pesquisa de José Augusto Pires da Luz representa não apenas um avanço acadêmico, mas também uma contribuição valiosa para repensar o modelo atual de desenvolvimento e promover práticas mais sustentáveis na gestão de resíduos.

Vitórias como essa nos fazem reafirmar cada vez mais que a verdadeira educação significativa não apenas informa, mas transforma vidas, inspirando a busca pelo conhecimento, despertando paixões e capacitando indivíduos a impactar positivamente o mundo ao seu redor.

Visita dos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Honório Fraga na Asccor, junto com o professor e egresso do GIT, José Augusto. FOTO: Divulgação Univale

Fontes: www.drd.com.br e www.univale.br