Núcleo Docente Estruturante (NDE)

Núcleo Docente Estruturante (NDE)

O Coordenador de Curso realiza a integração do curso com o Núcleo Docente Estruturante – NDE e a Pró-Reitoria de Graduação. Essa articulação passará pelo processo de comunicação via órgãos colegiados, possibilitado por mecanismos de gestão e controle acadêmico e pela disposição em promover mudanças dinâmicas e sistemáticas, sempre que fatores externos (legislação, novas tecnologias, oportunidades de convênios, avaliações externas) ou internos (avaliações internas, demandas de alunos e docentes, eventos, convênios, execução dos projetos e outros) demandem providências. Em conjunto com o Colegiado do Curso, atuará para a definição das diretrizes gerais e específicas, bem como para o desenvolvimento e avaliação das atividades acadêmicas, em consonância com o Projeto Pedagógico de Curso e o Plano de Desenvolvimento Institucional da UniCB.

O Coordenador do Curso embasa seu processo de gestão com, pelo menos, duas reuniões semestrais com os seu colegiado (todo o corpo docente e um representante discente) e com, no mínimo, duas reuniões semestrais com os membros do Núcleo Docente Estruturante – NDE.

Cabe ao Núcleo Docente Estruturante – NDE, a elaboração e atualização do Projeto Pedagógico, das matrizes curriculares, ementas e conteúdos programáticos das disciplinas, analisando o processo ensino-aprendizagem e sua avaliação. Por esse motivo, se dedicará ao cumprimento dos objetivos e da missão do curso, que é de contribuir para a formação e habilitação continuada de profissionais participantes do mercado, desenvolvendo sua competência técnica com criatividade e inovação, com senso crítico, ético e empreendedor, para que possam atuar de forma socialmente responsável e contribuindo para sua realização pessoal, para o desenvolvimento das organizações, utilizando suas potencialidades como atividade-fim para o desenvolvimento científico, tecnológico, social e econômico. Esta missão se efetivará em consonância com a filosofia educacional da IES, apontadas através de seu Plano de Desenvolvimento Institucional.

O NDE registra suas reuniões em Atas e, regimentalmente, devem ocorrer, no mínimo duas vezes no semestre.

São atribuições do Núcleo Docente Estruturante, da UniCB: *contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso do curso; * zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo; * indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, oriundas de necessidades da graduação, de exigências do mercado de trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas à área de conhecimento do curso; *zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação.

São atribuições do Núcleo Docente Estruturante, da UniCB: * um mínimo de 5 (cinco) professores pertencentes ao corpo docente do curso; * pelo menos 60% de seus membros com titulação acadêmica obtida em programas de pós- graduação strito sensu; * todos os membros em regime de trabalho de tempo parcial ou integral, sendo pelo menos 20% em tempo integral;

>> Regulamento do Núcleo Docente Estruturante – NDE