Home › Acadêmico › Técnico Técnico em Segurança do Trabalho

Técnico em Segurança do Trabalho

É um curso profissionalizante com uma concepção pedagógica que articula dinamicamente trabalho e ensino, prática e teoria, ensino e comunidade.

Coerente com a filosofia educacional vigente no Centro de Formação Profissional “Castelo Branco”, a formação do Curso Técnico em Segurança do Trabalho está concebida sob cinco dimensões básicas, a saber: técnico-científica (saber fazer); sociocultural (saber conviver); moral (saber ser); política (saber agir) e estratégica (saber pensar e agir estrategicamente).

O profissional Técnico em Segurança do Trabalho é capaz de atuar em ações prevencionistas nos processos produtivos com auxílio de métodos e técnicas de identificação, avaliação e medidas de controle de riscos ambientais de acordo com normas regulamentadoras e princípios de higiene e saúde do trabalho. Desenvolver ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho. Orientar o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC). Coletar e organizar informações de saúde e de segurança no trabalho. Executar o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Investigar, analisar acidentes e recomendar medidas de prevenção e controle.

O campo de trabalho para Técnicos em Segurança do Trabalho é vasto. Basta observar rotineiramente os anúncios de empregos nos classificados dos jornais locais e de outros estados, bem como os bancos de empregos do SINE/ES, do IEL/ES, dentre outros, para verificar a frequência da solicitação desses profissionais.

O curso está estruturado em 3 módulos de 6 meses cada, sendo que a conclusão dos dois primeiros módulos qualifica o aluno como Higienista Ocupacional e a do terceiro forma o Técnico em Segurança do Trabalho.

ÁREAS DE ATUAÇÃO:

- Desempenha com eficácia e eficiência suas funções produtivas (análise das condições de trabalho, planejamento, elaboração de normas, procedimentos e instruções de trabalho, reforço de comportamentos seguros, realização de auditorias e implementação de ações preventivas e corretivas que eliminem os riscos de acidentes nos locais de trabalho);

- Atua em ações prevencionistas nos processos produtivos com auxílio de métodos e técnicas de identificação, avaliação e medidas de controle de riscos ambientais de acordo com normas regulamentadoras e princípios de higiene e saúde do trabalho;

- Desenvolve ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho;

- Orienta o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC);

- Coleta e organiza informações de saúde e de segurança no trabalho;

- Executa o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA);

- Investiga, analisa acidentes e recomenda medidas de prevenção e controle.

Período de matrícula:

01/06/2018 a 20/07/2018

Início do Curso:

30/07/2018

Horário do Curso:

18h20min às 22h00min

Duração do Curso:

18 meses ( Técnico)

Requisitos/Documentos:

• Idade mínima de 18 anos;(Somente para os Cursos Técnico em Radiologia e Enfermagem)
  • Histórico Escolar do Ensino Médio (original) ou  Diploma do Ensino Médio (cópia autenticada);
  • Xerox da Carteira de Identidade, CPF, Cert. de Nascimento ou Casamento e Comprovante de Residência
  • Carteira de Vacinação em dia;(Somente para o Curso Técnico em Enfermagem)
  • Avaliação Dermatológica;(Somente para o Curso Técnico em Radiologia)

Maiores informações:

Tesouraria e Secretaria
tel.: (27) 2102-6000

Segunda  a  sexta-feira - das 07h às 18h
FAÇA JÁ A SUA PRÉ-INSCRIÇÃO
Clique aqui e cadastre-se!

Duração:

3 módulos (18 meses)

Carga Horária:

Vagas:

80 vagas

Turno:

Noturno

Investimento:

O valor atual da mensalidade dos Cursos Técnicos é de R$ 437,00 até o vencimento.*

Os valores poderão ser ajustados.

Horário:

18h20min às 22h00min

Coordenador:

À definir

Contato:

Coordenação do Curso Técnico em Segurança do Trabalho

tel.: (27) 2102-6000

Calendário do Curso

»

Não existem nenhum compromisso marcado para o mês atual.