Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.
Home › Imprensa › Notícias e Eventos TURISMO UNIVERSITÁRIO EM PORTO SEGURO-BA

TURISMO UNIVERSITÁRIO EM PORTO SEGURO-BA

Ter
20/6
2017

Por Anderson Mendes Batista dos Santos

Correção ortográfica: Camila Iglesias

Com o objetivo de promover integração, aprender de forma diferenciada e, principalmente, complementar e enriquecer os estudos realizados em sala de aula, a Gestão do Núcleo Educação da Faculdade Castelo Branco organiza viagens de estudos, com enfoque interdisciplinar. 

Porto Seguro-BA foi o destino da viagem de estudos dos universitários da FCB no período de 16 a 18/06/17. 

A viagem foi organizada pelo professor Anderson Mendes Batista dos Anjos, gestor do Núcleo Educação, e contou com a participação de professores, alunos e familiares dos alunos. 

A atividade contou também com a participação de egressos da FCB. São ex-alunos que fizeram o curso na FCB e já estão no mercado de trabalho. Eles se encontram anualmente em atividades diversas promovidas pelo núcleo, como as viagens pedagógicas. 

Inicialmente, o grupo teve a oportunidade de visitar a Cidade Histórica, primeiro núcleo habitacional do Brasil, que abriga imponentes prédios e peças valiosas do século XVI, com destaque para o Marco do Descobrimento, trazido de Portugal por Gonçalo Coelho, em 1503. A Igreja de Nossa Senhora da Pena, padroeira da cidade, atrai todos os olhares com sua torre toda em louça de Macau. Destaque também para a Casa de Câmara e Cadeia, que abriga o Museu de Porto Seguro, recentemente recuperado e reinaugurado pela Fundação Roberto Marinho. Na parte baixa da cidade, o grupo visitou casarios do século XVII, também tombados pelo Patrimônio Histórico. 

Em seguida, o grupo visitou Coroa Vermelha, um dos distritos de Porto Seguro. Lá se encontra a reserva indígena Pataxó com um povoado onde nativos vendem artesanato (colares de sementes, utensílios de cozinha etc.). Fica ali também a "Praia do Descobrimento" onde oficialmente ocorreu o descobrimento do Brasil, em 22 de abril de 1500, e se celebrou a primeira missa em solo brasileiro pelos sacerdotes da esquadra de Cabral, em 26 de abril de 1500. 

Dando continuidade ao turismo pedagógico, o destino do grupo foi Arraial d’Ajuda, outro distrito de Porto Seguro.

Cosmopolita, rusticamente charmosa e repleta de belezas naturais, essa “vila” que mais parece uma pequena cidade (peculiar e totalmente diferente do município a qual pertence, Porto Seguro) é destino obrigatório para quem quer fazer uma viagem vip de pura diversão e charme! 

Hoje pessoas do mundo todo e de todas as idades, mas principalmente os jovens, aportam por lá. 

A “Bróduei” (grafia baiana para a Broadway americana) já não é mais o point. 

A Estrada do Mucugê (ou Rua do Mucugê) é que se transformou no retrato desse especial cantinho do Brasil. Muita cor, os mais originais artesanatos, cozinha variada típica e internacional, bares transadíssimos, galerias (como o Beco das Cores), shoppingzinhos, e, ao seu término, exuberantes praias de águas mornas e transparentes, emolduradas por falésias e coqueirais, tudo em meio à Mata Atlântica, com direito ao canto e à visita constante dos pássaros. 

No sábado, descontração e entretenimento no Axé Moi: shows o dia inteiro com artistas locais, danças, coreografias, brincadeiras, diversão, parque infantil, petiscos e comida de excelente qualidade. 

À noite, o grupo visitou a Passarela do Álcool. Recentemente urbanizada pela Prefeitura Municipal, a Passarela do Álcool é um dos principais cartões-postais da cidade. Compreendendo toda a extensão da Avenida Portugal, a Passarela do Álcool abriga em seu casario colonial diversos restaurantes, boutiques e lojas de artesanato. À noite, são montadas as barracas das famosas batidas de Porto Seguro. Nos bares, a música ao vivo cria um permanente clima de alegria. A Passarela do Álcool é palco das grandes festas populares, como o Carnaval e de muitos shows. 

Ao oportunizar viagens de estudos, o Núcleo Educação oferece aos seus alunos a experiência de transitar entre as várias áreas do conhecimento, demarcando seus campos específicos e seu entrelaçamento com os saberes múltiplos. 

Os saberes construídos ao longo do curso, como recortes ou fragmentos das grandes áreas do conhecimento, integram-se e complementam-se, tornam-se inesquecíveis quando associados ao ver, sentir, contemplar, tocar, pisar, ouvir... 

Pisamos o chão de um pedaço emocionante da nossa História, emoldurado pela natureza exuberante da Bahia. 

Parabéns a todos os participantes!

Deixe um comentário



ENVIAR
Digite as palavras abaixo para enviar sua mensagem. X


* campos obrigatórios

Seja o primeiro a comentar.

 

Últimas Notícias

TURISMO UNIVERSITÁRIO EM PORTO SEGURO-BA

» SAIBA MAIS

FCB REALIZA FESTA JUNINA

» SAIBA MAIS

PASTORAL DA EDUCAÇÃO LANÇA ENCONTRO DIOCESANO QUE ACONTECE EM SETEMBRO

» SAIBA MAIS
 
Faculdade Castelo Branco Webmail (@fcb.edu.br)