Home › Imprensa › Notícias e Eventos PASTORAL DA EDUCAÇÃO LANÇA ENCONTRO DIOCESANO QUE ACONTECE EM SETEMBRO

PASTORAL DA EDUCAÇÃO LANÇA ENCONTRO DIOCESANO QUE ACONTECE EM SETEMBRO

Por Anderson Mendes Batista dos Anjos

Correção ortográfica: Camila Iglesias

A Pastoral da Educação da Diocese de Colatina reuniu, no último sábado (03/6), na Paróquia São José, em João Neiva, seus agentes, coordenadores e catequistas para planejar o 12º Encontro Diocesano da Pastoral da Educação, que acontecerá no dia 23 de setembro, no Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu.

Juntos, agentes de pastoral, professores e gestores educacionais (Diretores, Secretários Municipais de Educação e representantes da Superintendência Regional de Educação de Colatina), vindos de vários municípios e paróquias da diocese, definiram as ações pastorais para o segundo semestre de 2017, com destaques para: o Dia do Estudante, o 12º Encontro Diocesano da Pastoral da Educação, a Missa do Dia do Professor, a Romaria Diocesana dos Educadores ao Santuário de Nossa Senhora da Saúde e o Dia Nacional de Ação de Graças.

O grupo refletiu sobre a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e a ação do Espírito Santo na vida do educador. Esse momento foi conduzido pela Irmã Urânia Ferreira, do Colégio Passionista de Colatina.

O bispo emérito de Colatina, Dom Décio Sossai Zandonade, participou do encontro incentivando todos os presentes a perceber a importância da ação pastoral no mundo da educação e contribuiu na organização e no planejamento do grande encontro de setembro.

Em seguida, os agentes da Pastoral da Educação definiram a programação para o grande encontro diocesano que será marcado por celebração eucarística, exposições de trabalhos escolares, contação de histórias, momento cívico, palestra, apresentações culturais e almoço de confraternização.

A Faculdade Castelo Branco, por meio dos cursos do Núcleo Educação, é parceira deste importante evento educacional.

12° ENCONTRO DIOCESANO

O 12° Encontro Diocesano da Pastoral da Educação, um dos maiores do país, acontecerá no próximo dia 23 de setembro, no Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu, e terá como tema “Formação Contínua do Professor: Caminho para a Educação Plena”.

O palestrante será o professor Celso Vasconcellos, de São Paulo. Com uma vasta experiência na área educacional, além de palestrante renomado nacionalmente, professor Celso é doutor em Educação pela USP, mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC/SP, pedagogo, filósofo, pesquisador, escritor, conferencista, professor convidado de cursos de graduação e pós-graduação, responsável pelo Libertad -Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica- e autor de vários livros na área da Educação.

Em sua décima segunda edição, o encontro conta também com o envolvimento dos catequistas das paróquias da diocese.

As inscrições, no valor de R$ 30,00, serão feitas brevemente no site da Diocese de Colatina (www.diocesedecolatina.org.br) e também nas Secretarias Paroquiais, Secretarias Municipais de Educação, Superintendências Regionais de Educação e Instituições de Ensino Superior do território diocesano.

PROGRAMAÇÃO

8h – Celebração Eucarística presidida pelo Bispo Diocesano Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias;

9h30 – Abertura Cívica e Palestra;

13h – Encerramento e Almoço.