Home › Imprensa › Notícias e Eventos FACULDADE CASTELO BRANCO PARTICIPA DO RETIRO DIOCESANO DA PASTORAL DA EDUCAÇÃO

FACULDADE CASTELO BRANCO PARTICIPA DO RETIRO DIOCESANO DA PASTORAL DA EDUCAÇÃO

Qua

Por Anderson Mendes Batista dos Anjos

Correção: Camila Iglesias

Nos dias 20 e 21 de maio, agentes da Pastoral da Educação da Diocese de Colatina estiveram reunidos no IESIS (Instituto Espírito Santo de Inovação Social), em Ibiraçu, para participar do I Retiro Diocesano.

A Faculdade Castelo Branco esteve representada no retiro pelos professores Anderson Mendes Batista dos Anjos, Gestor do Núcleo Educação, e Vera Eli Baptista Fachetti, Coordenadora de Atividades Extensionistas, além de estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia da instituição.

À luz do tema central “A Espiritualidade do Educador Cristão”, os participantes tiveram a oportunidade de participar de dinâmicas, momentos de oração, reflexões grupais, lucernário, momentos culturais e celebração eucarística.

Os educadores foram acolhidos com uma dinâmica organizada pela coordenação da Pastoral da Educação da Paróquia São Marcos e, a seguir, participaram de uma bonita oração inicial.

A temática principal do retiro foi apresentada com muita propriedade pela Irmã Cláudia Reis, diretora do Colégio Passionista de Colatina. A assessora envolveu todos os presentes ao refletir sobre a espiritualidade e a mística dos educadores na ação escolar.

No momento seguinte, o bispo emérito da Diocese de Colatina, Dom Décio Sossai Zandonade, abordou o tema “A Educação no pensamento do Papa Francisco” a partir das cartas e encíclicas papais alusivas ao tema.

Os participantes ainda tiveram a oportunidade de estudar o documento “Pastoral da Educação: Estudo para Diretrizes Nacionais (Estudos da CNBB 110)”. Esse trabalho foi conduzido pelo coordenador diocesano da Pastoral da Educação, professor Anderson Mendes Batista dos Anjos. O documento em questão traz a fundamentação teórica da ação pastoral no mundo da educação e, por meio de grupos de trabalho, os agentes fizeram uma análise dos textos, apresentando as suas contribuições.

As atividades do primeiro dia do retiro foram encerradas com uma bonita celebração do Lucernário do Educador seguida de apreciação de apresentações culturais.

No domingo, os agentes participaram da Celebração Eucarística no Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Saúde.

Para finalizar os trabalhos, o coordenador diocesano apresentou a Ressonância das ações da Pastoral da Educação da Diocese de Colatina.

Todos os presentes avaliaram o retiro como uma experiência valiosa de encontro com o “eu” do educador e de conhecimento das ações da Pastoral da Educação.