Home › Imprensa › Notícias e Eventos CURSO DE PEDAGOGIA PRESTIGIA PALESTRA SOBRE EDUCAÇÃO INDÍGENA

CURSO DE PEDAGOGIA PRESTIGIA PALESTRA SOBRE EDUCAÇÃO INDÍGENA

Sex

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, os professores indígenas e os professores que venham a atuar em escolas indígenas, dada a particularidade das populações com que trabalham e das situações existentes, deverão promover diálogo entre conhecimentos, valores, modos de vida, orientações filosóficas, políticas e religiosas próprias à cultura do povo indígena junto a quem atuam e os provenientes da sociedade majoritária, sendo agentes interculturais, com vistas à valorização e ao estudo de temas indígenas relevantes.

Os povos indígenas têm direito a uma educação escolar específica, diferenciada, intercultural, bilíngue/multilíngue e comunitária, conforme define a legislação nacional que fundamenta a Educação Escolar Indígena.

Nesse contexto, no dia 10 de outubro, os estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Castelo Branco participaram de uma palestra com o tema “Conhecendo a Educação Indígena Escolar”, ministrada pelos professores Mauro Luiz Carvalho e Eliton de Souza Pego, ambos das aldeias indígenas do município de Aracruz.

O evento teve como objetivo promover reflexões sobre a importância da interação dos estudantes do Curso de Pedagogia com a práxis educativa indígena, possibilitando, assim, o contato com os diferentes pensamentos, modos de organização de vida e da aprendizagem dos povos nativos.

Por meio de relatos de experiências, os professores indígenas dialogaram sobre as suas práticas pedagógicas e as oportunidades de acesso de todos os indígenas à escolarização dentro das suas próprias aldeias.

Momento muito especial para a formação inicial dos estudantes do Curso de Pedagogia da Faculdade Castelo Branco!